terça-feira, 9 de junho de 2015

O que são memes?

Meme é um termo muito conhecido na internet. Ele se refere sempre a uma frase, imagem ou vídeo que viralizou na internet. Ou seja, se espalhou rapidamente entre os usuários da rede.

Com a popularização da internet grandes empresas voltaram os seus olhos para o mundo digital, em busca de? Adivinha. Lucro!


Muitas propagandas utilizam imagens e vídeos engraçadas, na esperança que eles viralizem e se tornem amplamente difundidos na internet para aumento da lucratividade da marca. É meme também vende. Abaixo segue um exemplo de meme que parece não acreditar naquilo que acabou de ler.


Características da internet

Você quer conhecer as principais características da internet? Então vamos conhecê-la através de uma análise jornalística.


A internet possui um conjunto de quatro características, que, juntas, fazem que ela seja uma meio de comunicação diferenciado dos demais. E esse conjunto de características podem ser observados nas páginas de internet. Vamos pegar como exemplo a página de notícias da  BBC Brasil

Uma característica marcante da internet é a velocidade. Nela podemos fazer tarefas e difundi-las mais rapidamente do que na vida real. A internet possibilita a publicação de informação de maneira simultânea, ou seja, aconteceu já pode ser divulgado. Diferentemente do que acontece no jornal impresso e na revista em que a matéria tem horário e dia para ser comercializado. No site BBC, sendo um site de notícias web, é possível observar a característica da velocidade.

 Hipertextualidade – permite a navegabilidade entre diferentes conteúdos dentro de um site a permite direcionar seus visitantes a outras páginas através de links.

O site da BBC apresenta em seus artigos uma série de links que direcionam o leitor para outras matérias do site que abordem um conteúdo similar ou complementar. No site da BBC podemos encontrar o tipo de hipertexto potencial, pois é o programador da página que conduz a experiência do usuário.

 Multimídia – permite a junção de texto, imagem, vídeo e áudio. Causando uma conversão multimídia na plataforma web.

O site da BBC Brasil apresenta a característica da conversão multimídia, já que diversas notícias apresentam vídeo, foto de maneira a complementa as informações do texto.

 Interatividade – A interatividade permite a interação quase em tempo real dos usuários com os seus produtos de consumo, no nosso caso o produto é a informação. Com o crescimento da web as agências de notícias vem cada vez mais de apropriando dessas características da internet para saber a opinião do leitor. Isso é possível através dos espaços para comentários e salas de discussões.

O site da BBC Brasil utiliza o recurso da interatividade, em um espaço próprio para atividade no seu site, chamado #SalaSocial. Neste espaço ao final de cada texto o site convida o leitor para discutir o assunto nas redes sociais. 

Tipos de Hipertextos

Já ouviu falar de hipertexto? Você sabe quais são eles?

Hoje falaremos dos seguintes hipertextos: potencial, colagem e cooperativo.

· Hipertexto potencial: aquele em que os caminhos associativos estão pré-determinados pelo programador da página, sendo que ao usuário não é permitido realizar qualquer tipo de inclusão de novas associações, lhe restando apenas seguir as trilhas pré - dispostas pelo programador.


Um exemplo de utilização deste tipo de hipertexto são os sites de notícias. Nesses sites as informações já estão prontas, não sendo permitido a edição ou a personalização do conteúdo. O usuário consegue apenas seguir as trilhas pré-dispostas pelo programador.

Hipertexto colagem: permite uma atuação mais ativa do internauta do que no hipertexto potencial, pois este só poderia executar modificações que já estariam previstas pelo autor da página. No hipertexto colagem é permitido ao internauta criar, no entanto não existe debate entre usuário e programador quanto a esta criação.

Um exemplo de site que utiliza o hipertexto colagem é o reclame aqui. O site possui espaço para interação dos usuários, mas este espaço é determinado pelo programador. Diferentemente do hipertexto cooperativo, onde o conteúdo e editável e a interação entre o programador e usuário é maior. 

Hipertexto cooperativo: Este tipo remete à questão da construção coletiva, pois é construído através do debate entre autor e usuário da página. Assim, a discussão contínua é responsável por modificar a trilha de associações a medida em que é construída, tanto por usuário quanto por programador.

Um exemplo de site que utiliza o hipertexto cooperativo é a Wikipédia. Nela qualquer pessoa pode criar ou editar um conteúdo existente. O conteúdo e elaborado de maneira coletiva, as edições são bem-vindas para o aperfeiçoamento da página. 



Mas, afinal o que é cultura da convergência?

Cultura da convergência é um termo desenvolvido por henry Jenkins para nomear o atual processo da construção da informação no mundo atual. Segundo o autor, convergência é
o fluxo de conteúdo através de múltiplas plataformas de mídia, a cooperação múltiplos mercados midiáticos e o comportamento migratório dos públicos que vão a quase qualquer parte em busca das experiências e entretenimento que desejam”.

Para Jenkins, as mídias tradicionais e alternativas estão convergindo, assim como os meios de comunicação. Hoje, é comum encontramos rádio, web e TV em mesmo local, tudo convergindo.

Algumas empresas de comunicação convergem os seus meios na web para para que público não saia do site, já que no mundo atual buscar novas experiências de entretenimento é fácil, para manter o leitor fiel só usando a convergência mesmo.

G1 completo

Um exemplo de produto oriundo da cultura da convergência é o G1. O site aborda notícia, entretenimento, TV (novelas). Não só novelas, mas também telejornais... E é claro do Brasil do mundo.



Cooperação, competição e conflito

A cooperação é necessário para a própria existência do grupo ou rede, trata-se de um processo formador de estruturas sociais, e sem ela no sentido de agir de forma organizada, não haveria sociedade.


Um exemplo da dinâmica de cooperação na internet são os grupos nas redes sociais que envolvem as pessoas participantes em prol de uma causa comum. Nesses grupos, dependendo do contexto, acontece uma mútua cooperação para o alcance um objetivo em comum. Podemos citar como exemplo o grupo – SouWebPel.


O SouWebPel é grupo do site de redes sociais Facebook. Ele foi criado no início de 2012, para reunir profissionais de agência interessados no mercado digital. O grupo proporciona troca de ideias sobre aplicações digitais, anúncio de vagas e divulgações de eventos na região sul.

A presença da cooperação é marcante neste grupo, pois sem ele a interação e objetivos não podem ser alcançados. Todos tem o mesmo interesse em comum – o mercado digital, e é esse o assunto das postagens e anúncios de vagas que ajuda nos objetivos gerais do grupo. 

Dinâmicas de competição

Moça você é machista.

Apesar de a afirmação poder gerar um conflito, a página do site de redes sociais, Facebook, visa a conscientização de um feminismo em prol da igualdade econômica e social das mulheres perante os homens.

A dinâmica competição compreende luta, gerando cooperação entre indivíduos que participam de uma determinada rede social na busca de atingir um objetivo. A competição é diferente do conflito, mas pode gerar discussões.

A página tem o objeto de unir pessoas em prol da causa feminista, visando combater através da informação a violência contra a mulher. A página não utiliza artifícios de ódio para persuasão, não incita a violência, mas provoca o pensamento crítico. Apesar disso, a página gera polêmica por difundir ideias ainda controvérsias para uma parcela da população. Nada que a tira da dinâmica de cooperação, já que seu principal intuito e unir pessoas e não criar conflitos pelo ódio e intolerância.



Dinâmicas de conflito

O conflito gera hostilidade, desgaste e está associado à violência e agressão. Para a sua existência é necessário um antagonismo concreto…”

O conflito pode ser gerado pela divergência de opiniões em diversos assuntos, como: política, futebol, religião... Um fato interessante para se observar no conflito são as ofensas pejorativas e a presença constante de pessoas que desejam apenas impor a sua opinião e não proporcionar um dialogo crítico.

Na imagem abaixo podemos observar um exemplo de críticas a apresentadora Xuxa, pelo simples fato dela ainda trabalhar.

 
Fontes: Redes sociais na internet – Raquel Recuero.